top of page
educa_financa.png

Projeto Educação Financeira

A Educação Financeira, de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), é o processo pelo qual os consumidores financeiros melhoram a sua compreensão dos produtos e conceitos financeiros e desenvolvem capacidades e confiança para se tornarem mais atentos aos riscos e oportunidades financeiras, tomarem decisões refletidas, saberem onde se dirigir para obter ajuda e adotarem comportamentos que melhorem o seu bem-estar financeiro. Os cidadãos, enquanto consumidores, são regularmente confrontados com a tomada de decisões sobre finanças pessoais. Nos últimos anos, estas decisões tornaram-se progressivamente mais difíceis devido ao aumento da complexidade e diversidade dos produtos e serviços financeiros, ao mesmo tempo que o acesso a estes produtos é cada vez mais generalizado. Face a esta realidade, é importante que os consumidores adquiram conhecimentos e desenvolvam capacidades de natureza económica e financeira que lhes permitam fazer as opções mais corretas.

No quadro do sistema educativo, a concretização da Educação Financeira permite aos jovens a aquisição de conhecimentos e capacidades fundamentais para as decisões que, no futuro, terão que tomar sobre as suas finanças pessoais, além de se gerar um efeito multiplicador de informação e de formação junto das famílias.

A Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral tem procurado desenvolver um conjunto de respostas às necessidades decorrentes da atual realidade social, procurando o desenvolvimento integral do aluno enquanto cidadão.

Assim, a dinamização do projeto Educação Financeira envolve a participação dos diversos agentes intervenientes no processo educativo, permitindo ir de encontro às áreas prioritárias do Projeto Educativo da nossa Escola.

Professor Fernando Neto

educa_financa.png
bottom of page